As curiosidades mais engraçadas e incríveis do mundo

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Como sobreviver a uma grande queda



O que fazer se cair duma altura de 10 andares acima do solo ou, pior ainda, se o seu pára-quedas não abre quando está a praticar Paraquedismo? As probabilidades não estão do seu lado, mas será que é possível sobreviver a uma queda livre de 7m, 70m ou até mesmo 7000 m acima do solo? A resposta é sim. Existem centenas, talvez milhares de pessoas que caíram de tais alturas e viveram para contar a sua experiência. Embora dependa muito da sorte, existem determinadas variantes que você pode tentar influenciar tais como: a velocidade, a duração da desaceleração, a distribuição das forças de impacto em cima do seu corpo. Controlando estas variantes, irá aumentar assim as suas hipóteses de sobrevivência.



Passos importantes para Sobreviver a uma grande queda


1- Retardar a queda com a posição do arco - Esta situação é apenas válida se estiver a cair de um avião, caso contrário não terá tempo suficiente para tentar esta etapa. O objectivo desta posição é maximizar a sua superfície, espalhando-se para fora, usando esta técnica do pára-quedismo.







2- Encontrar o melhor local para cair. Este passo só pode ser realizado se a queda fôr de um avião. Para quedas muito elevadas, a superfície sobre a qual você aterra é a maior influência nas suas probabilidades de sobrevivência.


Os locais duros, inflexíveis, tais como superfícies de betão são os piores locais para se cair. Terreno muito irregular, que apresentam menos área de superfície para distribuir a força do impacto, também são indesejáveis.


As melhores superfícies para cair são: superfícies com neve, águas profundas (de preferência água que esteja em movimento rápido ou espumante, como o encontrado no fundo de uma cachoeira), piso macio (como um campo recém-cultivado ou um pântano), e árvores ou vegetação densa.


Se estiver numa zona urbana, provavelmente não será capaz de controlar o seu vôo com precisão suficiente para escolher uma superfície de aterragem boa, mas, locais com latas, estruturas de telhados, toldos, e carros são preferíveis às ruas e a telhados de betão.


Se possível caia em encostas íngremes que vão descendo gradualmente, pois assim o corpo não absorverá o impacto de uma só vez.


3- Mantenha os joelhos Flectidos. Possivelmente, nada é mais importante para sobreviver a uma queda (ou mais simples de fazer) do que dobrar os joelhos. Uma pesquisa mostrou que, dobrando os joelhos no impacto pode reduzir a magnitude das forças de impacto cerca de 36 vezes.


4- Relaxe. Relaxar durante uma longa queda especialmente quando se está perto do chão, é mais fácil dizer do que fazer. Mas, se os seus músculos estão tensos, o seu corpo irá transferir mais força directamente para os seus órgãos vitais.
Estudos com alguns sobreviventes de quedas mostraram que aqueles que relataram estar mais relaxados sofreram, em média, lesões muito menos graves do que aqueles que relataram estar em pânico ou mais tensas. Também foi demonstrado que as pessoas que saltaram intencionalmente e aqueles que estavam embriagados no momento da queda tiveram muito maiores taxas de sobrevivência que o resto das vítimas de queda em geral. A razão para essas altas taxas de sobrevivência é clara, uma provável explicação é que as pessoas que estão bêbadas ou que queriam realmente morrer poderiam estar mais relaxados antes e após o impacto. Uma maneira de permanecer (relativamente) calmo é concentrar-se sobre a realização das etapas e ter consciência do seu corpo.


5- Aterrar primeiro com os pés. Não importa a altura da queda, o importante é que tente sempre pousar primeiro com os pés. Isto irá permitir que os seus pés e pernas absorvam o impacto maior. Se você estiver em qualquer outra posição, tente corrigir-se antes de atingir o chão (felizmente, atingir o chão com os pés parece ser uma reação instintiva). Mantenha os pés e as pernas bem juntas para que ambos os pés atingam o chão ao mesmo tempo. Aponte os dedos dos pés ligeiramente para baixo antes do impacto, para que possa pousar primeiro com a ponta dos pés. Isto irá permitir que seu corpo absorva o impacto com mais eficácia.
Assim que cair no chão coloque o braço na perna e role a cabeça em direcção ao peito e role para a frente como os bonecos dos videos jogos. Este procedimento irá reduzir-lhe o impacto.

6- Proteja a cabeça no salto. Quando alguém cai de uma altura grande, normalmente e após o impacto inicial, irá dar um salto. Algumas pessoas que sobrevivem ao impacto inicial, sofrem uma lesão fatal devido ao segundo impacto. Cubra sua cabeça com os braços. Uma técnica para o fazer é colocar os braços nas laterais da cabeça com os cotovelos para a frente (e projetados na frente do rosto) e os dedos agarrados atrás da cabeça ou pescoço. Este procedimento irá cobrir uma grande parte da cabeça, mas obviamente não oferecerá protecção total.

7- Controle a orientação do corpo sobre o salto. Como seria de esperar, a mortalidade é mais elevada quando o ponto inicial de impacto é a cabeça. A hipóteses de Mortalidade diminuem por esta ordem: quando o ponto de impacto é ventral, dorsal, lateral, e por últimos os pés como ponto inicial de contacto.
Supondo que você consiga colocar o peso nos pés no impacto inicial, você deve tentar controlar seu corpo após o impacto inicial e saltar para o lado ou para trás no segundo impacto. Ideal, será torcer as ancas para um lado ou para o outro imediatamente após o impacto inicial.
8- Obtenha ajuda médica imediatamente. Mesmo que não esteja visivelmente ferido, pode ter sofrido fracturas ou lesões internas que devem ser tratadas imediatamente. Independentemente do que está a sentir, deve tentar chegar a um hospital o mais rapidamente possível.

Dicas se aterrar na água

Quando se aterra na água, o ideal é que o primeiro contacto seja com os pés, com as pernas bem apertadas uma conta a outra e os braços estendidos acima da cabeça, enquanto o corpo se inclina ligeiramente para trás. Inclinado ligeiramente para trás ajuda a reduzir o movimento natural do pescoço e a quantidade de água que irá fazer pressão no nariz. Em caso de dúvida, basicamente você entrar o mais recto e vertical possível. Após o impacto na água, o corpo irá atingir uma grande profundidade na água. Deverá tentar manter a calma e rapidamente nadar em direção à superfície (olhar para a luz). Quando você entra na água irá criar um caminho de bolhas que podem ser seguidas quando caminha até à superfície. Se não houver luz, siga as bolhas.
Espero sinceramente que este Post não vos sirva para nada...


in wikihow

1 comentário:

Mensagens populares

Curiosidades do Mundo com Imagens reais Headline Animator

Pesquise aqui em baixo e encontre rapidamente o que procura

Pesquisa personalizada